Minha Casa Minha Vida garante mil moradias em Barreiras
- hebertsandrade22
- 22 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de mar.
Governador Jerônimo Rodrigues, ministro Rui Costa e prefeito Otoniel Teixeira assinam autorização de mil moradias do Minha Casa Minha Vida em Barreiras | Foto: Osmar Ribeiro/Falabarreiras

O Programa Minha Casa Minha Vida foi retomado oficialmente em Barreiras, oeste da Bahia, nessa sexta-feira (21), com a autorização para a construção de 500 novas unidades habitacionais e a retomada de outras 500 que haviam sido abandonadas. A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do prefeito Otoniel Teixeira e do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Rafael Neiva.
Os empreendimentos, que receberão o nome de Residencial Viver Melhor I e II, serão construídos no bairro Vila Amorim e somam um investimento de R$ 82,5 milhões. De acordo com Jerônimo, os conjuntos trarão inovações. “É um projeto dividido em dois blocos. Só que este aqui tem uma novidade: vai ter varanda, vai ter biblioteca, para a criançada e os idosos se divertirem. As famílias deverão procurar o CRAS, a assistência social com tranquilidade”, destacou o governador.
Obras abandonadas serão concluídas com apoio da Sedur
Além das novas unidades, outras 500 casas que estavam 85% concluídas e foram abandonadas serão finalizadas por meio de um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A secretária Jusmari Oliveira explicou que essas obras estavam deterioradas, mas estão sendo recuperadas com recursos do Estado.
“Estão sendo recuperadas 500 unidades habitacionais que estavam 85% concluídas. Foram abandonadas e estavam destruídas. O governador Jerônimo autorizou um convênio e estamos concluindo a obra, que também vai contar com a urbanização no entorno”, informou Jusmari. O valor investido nesta etapa é de R$ 14,3 milhões.
Rui Costa ressalta importância social do programa
O ministro Rui Costa afirmou que o Minha Casa Minha Vida representa mais do que habitação: é dignidade. “Esse programa entrou na alma e no coração do povo brasileiro. Em janeiro de 2019, foram abandonadas as obras de 87 mil casas, além de 3,5 mil equipamentos para educação e 4,4 mil obras de saúde em todo o País. Eu acabei de visitar um conjunto que havia sido abandonado, nós tivemos que reconstruir. E nós vamos voltar daqui a 45 dias para inaugurar, para ver as famílias entrarem e criarem seus filhos com dignidade”, declarou.
CRAS de Barreiras será a porta de entrada para beneficiários
A secretária de Assistência Social e Trabalho do município, Ivanete Gomes da Silva Bastos, informou que a seleção das famílias beneficiadas será realizada com apoio dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). “Nós estamos montando uma força-tarefa nos CRAS, que é a porta de entrada da assistência social. Então, para melhor atender a esses demandatários dessas casas, eles vão poder ir ao CRAS mais próximo das suas residências, munidos dos documentos, para lá mesmo fazer o cadastro. Vai ser feito depois uma triagem e o sorteio pela Caixa Econômica Federal para que essas casas cheguem realmente na mão de quem precisa delas”, explicou Ivanete.
A partir do dia 7 de abril, os CRAS já estarão prontos para receber os interessados.
Fonte: Fala Barreiras
Commentaires