
Capital do agronegócio
A cidade é reconhecida como a capital nordestina do agronegócio e capital do Matopiba, pois é a referência no atendimento ao fornecimento de insumos e tecnologias das demandas do campo de municípios próximos e de estados vizinhos. Luis Eduardo é considerada ainda como uma das cidades que mais crescem no Brasil, considerando o seu crescimento exponencial nas estatísticas econômicas.

População e economia
Luis Eduardo Magalhães possui 116 mil habitantes, sendo o 13º maior centro urbano do estado da Bahia. Possui um PIB de 8 bilhões de reais, além de uma frota de 78 mil veículos que cresce acima da média estadual. Números que possuem forte crescimento relativo, batendo recordes ano após anos, consolidando a cidade como um grande e próspero município do estado da Bahia.

Agronegócio
Importante polo agrícola brasileiro, Luís Eduardo Magalhães é um dos maiores produtores do oeste da Bahia, sendo o polo exportador de grãos e fibras da região.
Atualmente exerce forte influência na área produtiva que engloba grandes áreas do MATOPIBA, graças à sua centralidade e localização estratégica, sendo a referência no atendimento às demandas do campo de municípios próximos e de estados vizinhos.
A cidade é sede da 2º maior feira de agrotecnologia do Brasil, a Bahia Farm Show.

Potencial de consumo
Seu comércio é suficiente para atender toda a demanda de seus habitantes, tanto na área de alimentos como produtos e implementos agropecuários, construção civil e outros bens de consumo. A cidade possui grande número de concessionárias como Fiat, Ford, Volkswagen, Chevrolet, Honda, Nissan, Toyota, Mitsubishi, Hyundai, Jeep, Volvo, Ford,

Bahia Farm Show
Luis Eduardo Magalhães é sede da segunda maior feira de agrotecnologia do Brasil.
A feira conta com a presença das maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços do Brasil, o que torna o evento baiano uma excelente oportunidade de realizar negócios, promover a sua marca ou se atualizar frente às novidades do mercado nacional e internacional.

Indústria
Luis Eduardo possui o Centro Industrial do Cerrado (CIC). Este local é designado para ampliar os investimentos industriais na cidade e após sua última ampliação em 2011, está designado com uma área de 290.000 metros quadrados. Além de benefícios fiscais, a prefeitura também está ampliando a oferta de energia com a Subestação CIC.
Já estão instaladas 72 indústrias no Centro Industrial do Cerrado e novas obras de infraestrutura estão sendo realizadas para melhorar a drenagem e pavimentação.

Clima
Luis Eduardo Magalhães possui um clima tropical semiúmido, típico do Cerrado, com estação chuvosa de outubro até abril e outra seca entre maio e setembro. A luminosidade natural é abundante durante todo o ano. Os meses mais quentes são setembro e outubro, na transição da estação seca para a chuvosa, enquanto a época mais fria compreende o trimestre de junho a agosto. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no município, a menor temperatura registrada em Luís Eduardo Magalhães foi de 8,1 °C em 23 de julho de 2006 e a maior atingiu 38,4 °C em 5 de outubro de 2015.